Escrevo e amo sem pensar e ainda estou à espera que a vida me diga se é um defeito ou uma qualidade.
quarta-feira, 6 de julho de 2016
Os meus filhos e o mundo
Disse ao meu marido que queria que o nosso filho pudesse escolher a cor do quarto, sem ser azul ou verde e que eu ficaria feliz se ele escolhesse cor-de-rosa, que reagiria exatamente da mesma forma. Afinal uma cor é apenas "a impressão que a luz refletida ou absorvida pelos corpos produz nos olhos", ou não?
Todo esse pensamento foi difícil de entendimento mas deu a chance de eu levar a minha ideia à frente apenas por haver a possibilidade do nosso filho escolher o que são chamadas "cor de menino".
Laranja, que cor linda, amor. Dissemos para o nosso filho que teve a oportunidade de escolher. Afinal a vida é feita de escolhas, porque não oferecer uma tão básica?
Disse à minha mãe que a minha filha queria uma boneca preta e não mais uma branca que todos lhe dão. Fomos à loja e:
- Pedimos imensa desculpa mas temos outros artigos, bonecas de olhos azuis e pele branca. Não acha mais bonito? - Fiquei perplexa, como é que o nosso futuro, o futuro da humanidade poderá ter sucesso se desde que nascem são atribuídos estereótipos de beleza errados?
Lá mandamos encomendar pela internet o que a minha filha queria, dois segundos depois da entrega conseguia-se ver a felicidade nos olhos dela.
Que boneca mais linda, amor. Disse à minha filha que teve a oportunidade de ser feliz sem racismo nas suas escolhas. Afinal o mundo é de todos e a beleza nele está nas diferencas, não é?
O meu filho disse-me que queria uma barbie, contei aos meus amigos e as reacões foram as esperadas, "Não lhe vais dar isso pois não?", "Ele vai ser gozado pelos miudos todos, não lhe dês isso", "Um miudo não pede esse tipo de coisas, diz-lhe isso". Fui ao supermercado mais próximo e ele lá escolheu o que queria, a barbie dele e depois disso, mesmo que não tivesse que me justificar a alguém, respondi a todos os que me questionaram o porquê de lhe ter feito tal vontade.
Sim vou lhe dar o que quer assim como daria um carro se me pedisse.
Sim, tenho a perfeita nocão que poderá ser gozado pelas outras criancas mas isso ele aprenderá com a vida, que para sermos aquilo que somos e para termos aquilo que queremos vamos ouvir comentários e criticas mas todos os miudos que comentarem algo menos positivo com o meu filho são o reflexo de uns pais que estão sobre as ordens do que a sociedades lhes exige e um meu filho será apenas alguém a ser feliz porque é isso que a vida foi feita.
E sim, um miúdo pede isso assim como uma miúda pode pedir um carro. Devemos mostrar desde o início da vida deles, daqueles que um dia vão dirigir o mundo, que por terem nascido com um género não significa que os seus sonhos terão de ser x e não y. Afinal há chefes de cozinha ótimos e engenheiras ótimas. Não é? E toda essa possibilidade de vivênciarmos isso vem da evolucão e evoluir é entender que os brinquedos são para todos, desde que gostem e sejam felizes, assim como as carreiras.
Disse ao meu pai que não valia a pena comprar para minha filha vestidos, que todos eles estão guardados em armários ou foram dados a alguém.
- Uma menina tem de ser femina, filha. Tu és e a tua mãe também e é por isso que eu me apaixonei pela a tua mãe e o teu marido se apaixonou por ti. Uma menina tem de usar vestidos, faz parte, se ela não gosta por favor, obriga-a.
Não pai e não mundo, a minha filha não vai andar com laços na cabeça e com vestidos se ela não se sentir bem e confortável. O corpo é dela e a felicidade de vestir o que gosta não a posso, nem devo tirar. Aliás, o ser feliz é feito de vários pedaços de momentos e como é que eu, como mãe, poderia dizer que faço tudo para ver a minha filha com um sorriso no rosto se lhe tiro o prazer de se vestir? Prefiro ver a sua personalidade nos trapos que carrega do que ver a sociedade lá encardida.
Disse aos meus filhos, sejam felizes, lutem por quem são que o mundo está repleto de pessoas que pretendem ser alguém por ser tão cansativo ser realmente o que são, tentem e não se acomodem só por ser o mais fácil, façam do mundo um lugar com humanidade já que até agora não passa de um lugar com pessoas.
-MariaCunhaESilva
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário